quarta-feira, 1 de junho de 2016

Reflexão critica sobre a Eutanásia

Reflexão Critica sobre a Eutanásia


O que é a Eutanásia: prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.


Tipos de Eutanásia: é importante ressaltar que a eutanásia pode ser dividida em dois grupos: a "eutanásia ativa" e a "eutanásia passiva". Embora existam duas "classificações" possíveis, a eutanásia em si consiste no ato de facultar a morte sem sofrimento a um indivíduo cujo estado de doença é crónico e, portanto, incurável, normalmente associado a um imenso sofrimento físico e psíquico.

A "eutanásia ativa" conta com o traçado de acções que têm por objectivo pôr término à vida, na medida em que é planeada e negociada entre o doente e o profissional.

A "eutanásia passiva" por sua vez, não provoca deliberadamente a morte, no entanto, com o passar do tempo, conjuntamente com a interrupção de todos e quaisquer cuidados médicos, farmacológicos ou outros, o doente acaba por falecer. São cessadas todas e quaisquer acções que tenham por fim prolongar a vida. Não há por isso um acto que provoque a morte (tal como na eutanásia ativa), mas também não há nenhum que a impeça como na distanásia (prolongar, através de meios artificiais e desproporcionais, a vida de um enfermo incurável ).

É relevante distinguir eutanásia de "suicídio assistido", na medida em que na primeira é uma terceira pessoa que executa, e no segundo é o próprio doente que provoca a sua morte, ainda que para isso disponha da ajuda de terceiros.




Problemas da Eutanásia: 

A eutanásia tem claro os seus problemas, sendo um deles o facto de que os médicos terem de causar a morte do doente.
Isto levante questões de ética e moral sendo que ninguém deve causar a morte de outra pessoa, para não valar na “carga” pesada que tomaria na consciência de uma pessoa.



Opinião Pessoal:

A meu ver a Eutanásia devia ser aplicada em certos casos específicos sendo que ninguém deve ter de viver se está em sofrimento ou em um estado vegetativo onde não há cura..
Porém esta prática não deve ser aplicada, no meu ponto de vista, pelos médicos mas sim por um familiar.

Legislação Portuguesa:

http://eutanasia-ap.weebly.com/legislaccedilatildeo-em-portugal.html







Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eutan%C3%A1sia
https://sites.google.com/site/eutanasiatematabu/a-eutanasia-em-portugal

Trabalho realizado por :
Gonçalo Rosa Nº8 11ºK


Sem comentários:

Enviar um comentário